Assembléia Plenária da Congregação para o Culto Divino

Os membros do Dicastério Vaticano tratarão o tema: “A formação litúrgica do Povo de Deus”.

Cidade do Vaticano

De 12 a 15 de fevereiro será realizada a Assembleia Plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que tratará da “Formação Litúrgica do Povo de Deus”. Nestes dias, os membros do Dicastério Vaticano encarregado da promoção e regulamentação da sagrada liturgia (22 cardeais, 8 arcebispos e 11 bispos), provenientes dos cinco continentes, se reunirão em Roma para discutir sobre este assunto.

No primeiro dia, a saudação do prefeito, cardeal Robert Sarah, e uma introdução geral do arcebispo secretário, Dom Arthur Roche. Imediatamente depois, haverá três conferências realizadas por: Dom Charles Morerod, Bispo de Lausanne, Genebra e Friburgo (Suíça), sobre “Teologia Litúrgica”; o cardeal Ricardo Blázquez Pérez, arcebispo de Valladolid (Espanha), intitulada “A liturgia forma a Igreja particular”; e Dom Dominic Jala, Arcebispo de Shillong (Índia), sobre “A formação acadêmica e espiritual dos sacerdotes e dos seminaristas”.

Os dias 13 e 14 serão caracterizados pelos “Círculos Menores” (inglês, francês, espanhol e italiano), três encontros em que os Padres, liderados por um moderador, refletirão sobre os temas discutidos no primeiro dia. Essas reflexões, recolhidas pelo secretário de cada grupo linguístico, serão apresentadas na manhã de quinta-feira durante a Assembleia Geral.

No dia 14, depois da Celebração Eucarística no Altar do Túmulo de São Pedro, presidida pelo Cardeal Prefeito, todos os membros se dirigirão ao Palácio Apostólico, onde terá lugar a audiência com o Papa Francisco. No mesmo dia, os “Círculos Menores” discutirão as propostas apresentadas e, no período da tarde, a Assembleia Geral chegará a um consenso sobre algumas propostas finais.

O último dia será marcado pela exposição e votação das propostas finais que serão apresentadas ao Santo Padre. A Assembleia Plenária terminará com o discurso final do Cardeal Prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + dezessete =