As lições da pesca milagrosa

    Numerosos ensinamentos fluem do que ocorreu às margens do lago de Genesaré na Galileia (Lc 5,1-11).

    Era o início da vida púbica de Jesus que pregava à multidão sequiosa por ouvir a pulava de Deus. Para

    surpresa de Simão, pescador experimentado que havia tentado durante a noite uma boa pesca sem nada

    conseguir, Cristo lhe dá uma ondem estranha. Com efeito, esta contrariava não só os esforços até então

    empregados, como também vinha de encontro ao cansaço daqueles pescadores que  iriam lavar as redes

    para depois descansar. Notável a atitude de Simão ao  asseverar a Jesus: “Porque tu o dizes, lançarei as

    redes”. Admirável confiança, advinda de uma fé profunda, pois  grande  foi  a quantidade de peixes que

    apanharam, apesar das circunstâncias  desfavoráveis.  Isto mostra  que  seja qual for a situação na qual

    alguém se encontre, por mais inverossímil  que possa parecer,  da obediência às ordens divinas só pode

    resultar  fatos maravilhosos. Fé, confiança e obediência  levam  sempre  o seguidor   do Mestre divino a

    resultados extraordinários. No decorrer da vida do cristão  ocorrem  acontecimentos, por vezes, de fato

    inexplicáveis que fogem à compreensão humana tão limitada. É quando a prática das virtudes conduz à

    aceitação   humilde  dos  desígnios divinos por causa do abandono  filial nas mãos de Deus  no qual  se

    acredita e confia  e a quem  se obedece sem  tergiversação  como fez  Simão Pedro.  É o Todo-poderoso

    quem conhece o que é melhor então para cada um. Momento algum  é  tarde para  Deus onisciente  que

    vem experimentar quem nele crê, mesmo nos momentos de fadiga ou de desânimo. Simão Pedro estava

    intimamente  persuadido ser  inútil naquele momento  procurar  águas mais profundas,  mas mais forte

    que  todas  as  evidências,  mais segura que todas  as dúvidas,  mais  imperiosa  do  que  sua fadiga era

    a palavra de Jesus, Deste modo, os limites do bom senso meramente  humano iriam  ser ultrapassados

    e a pesca superaria todas as suas expectativas, pois  ali estava o  poderoso  Rabi da Galileia.  Quando

    Deus age numa vida, tudo se torna  possível,  desde que,  por mais difícil  que seja, tudo se entrega nas

    suas mãos onipotentes.   Após a milagrosa pesca,  Simão Pedro perante  a  majestade  divina  de  Jesus

    exclamou: “Afaste-te de mim Senhor, porque ou um homem pecador!”.  Era um  ato de adoração, mas

    ao qual  ele deveria ter ajuntado o amor.  Simão  imaginava  que era  preciso  que o homem indigno se

    afastasse de Deus, embora o Onipotente queira estar sempre junto de suas  criaturas. O estupor tinha

    tomado  conta dele e de seus companheiros Tiago e João. Jesus então lhes confia uma missão  sublime

    e diz a Simão  Pedro:  “Não tenhas medo,  doravante  ficarás a pescar homens”!  São Lucas  encerrou

    a narrativa desta pesca milagrosa dizendo: “E, depois de conduzirem os barcos para a terra, deixaram

    tudo para O seguirem”. Eram eles os primeiros discípulos. Passariam a serem pescadores  de homens.

    Muitas vezes, como aconteceu com Simão Pedro, o  medo  se apossa  de quem se  aproxima de Jesus,

    receio da grandeza da missão que Deus quer  confiar  a cada um,  agindo  nele e  por ele,  temor   da

    grandeza divina que ofusca  a pequenez  humana, pavor de não corresponder  ao chamado de   Deus.

    Apenas o  amor  pode  afastar   estes  temores e curar  qualquer  pusilanimidade. Os apóstolos então

    deixaram tudo para seguirem  a Jesus e isto foi um gesto de amor. Portanto, o essencial na    vida do

    cristão é deixar  Cristo o conduzir ainda que seja para alto mar, até onde Ele quiser, amando-o tanto

    quanto Ele nos ama. A pesca, as conversões que serão obtidas se darão na hora de Deus. O chamado

    de Jesus será sempre um momento de mudança radical como aconteceu com Pedro, Tiago e João, hora

    de uma iluminação. O certo é que o Mestre divino não dispensa nenhum de seus seguidores da tarefa

    da evangelização, da pesca de irmãos e irmãs para o Reino de Deus. Este Deus ilumina sempre as

    inteligências e move os corações de seus fiéis. A primeira impressão será sempre cada um se perceber

    pecador como Simão Pedro, mas a força da graça o moverá rumo a uma missão grandiosa, pois  para

    Deus nada é impossível e se compreenderá sempre que é belo ser apóstolo, pescador de almas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here