Arquidiocese celebra Ordenação Diaconal no domingo

Elizeu Moreira será ordenado diácono na paróquia São Judas Tadeu

Um passo importante na caminhada vocacional será dado, neste domingo, 17, pelo seminarista Elizeu Lisbôa Moreira: o jovem será ordenado diácono e, dessa forma, vai receber o primeiro grau da Ordem – mais um estágio para a ordenação sacerdotal. A celebração, que compromete o novo diácono em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade, acontece às 15h, na paróquia São Judas Tadeu. Além dele, no dia 24 de fevereiro, a Arquidiocese de Passo Fundo celebra, também, a ordenação diaconal de Moisés Geremia, jovem natural de Dois Lajeados.

Curiosidade que desperta a vocação

Nascido em Ciríaco, em setembro de 1993, Elizeu é o caçula dos cinco filhos de Antônio e Dervelina. Desde pequeno, acompanhou os pais e os irmãos nos cultos da Igreja Evangélica e foi ali, lendo e comentando a Bíblia com a família, que conheceu a Palavra de Deus. Apesar de estarem ligados à Igreja Evangélica, seus pais sempre cultivaram um bom diálogo no que diz respeito à religião. “Eu ficava curioso ao ouvir meu pai contar histórias dos padres que percorriam grandes distâncias a cavalo para chegar até onde morávamos”, relembra.

A curiosidade aos poucos foi se intensificando e, no final do Ensino Fundamental, Elizeu encontrou o animador vocacional da Arquidiocese – na época, o padre Adalíbio Barth – e apontou a curiosidade em conhecer o Seminário Nossa Senhora Aparecida. A visita despertou o interesse do jovem pela Igreja Católica Apostólica Romana. Foi um primeiro passo de uma caminhada que pouco a pouco o levaria para a sua vocação. “O chamado vocacional foi bem acolhido pelos meus familiares. Meses depois fui batizado, fiz a Primeira Eucaristia e fui crismado com 15 anos”, recorda.

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”

Quando terminou o Ensino Médio, ainda em Ciríaco, Elizeu se despediu da sua cidade e ingressou no Seminário, em Passo Fundo onde iniciou os cursos de Filosofia no IFIBE e Teologia na Itepa Faculdades. Hoje, o jovem – que mora e atua pastoralmente na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo – se prepara para vivenciar o diaconato através do seu lema vocacional “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,31). “O lema ajuda a trazer presente a opção de Jesus Cristo pelos mais pobres e necessitados. Fazendo a vontade do Pai, o bom Mestre mostrava que era possível renovar todas as coisas tornando manifesto o Reino de Deus”, comenta.

 Este momento de preparação e intensidade é, para Elizeu, a oportunidade de se aproximar ainda mais de Deus e compreender o chamado d’Ele para sua vida. “Vejo o Seminário como um espaço sagrado, assim como é na família, especial para amadurecer a resposta ao chamado do Senhor”, inicia. “No cultivo pessoal e comunitário, o Seminário proporcionou que eu crescesse no aprendizado nos passos do bom Mestre”, complementa. E expectativa, agora, é pela doação à comunidade. “Quero viver o diaconato com intensidade no seu tríplice múnus: Palavra, Liturgia e Caridade. Entendo que desde a preparação, o dia da ordenação e o exercício do diaconato unem-se como uma só celebração para toda a vida em unidade com a Igreja Povo de Deus”, conclui.

A Ordenação Diaconal de Elizeu acontecerá no dia 17 de fevereiro, domingo, às 15h na paróquia São Judas Tadeu – Vila Luiza, em Passo Fundo.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
(54) 3045 9228 | (54) 9951-1197
www.arquidiocesedepassofundo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here