A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo…

Conclui-se na segunda-feira, 27, em Itaici (SP), o Seminário da Vida Consagrada. O tema em debate foi “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (Cor 1, 18-31). A partir dessa inspiração bíblica, foram abordadas duas questões essenciais: a leveza institucional e a identidade da Vida Religiosa.

De acordo com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), há uma conformação por parte da vida religiosa com o mundo e ao confrontar essa realidade com o Evangelho, constata-se que Jesus Cristo não é uma conformação, mas uma transformação.

Para Frei Moacir Casagrande, assessor da Equipe Bíblica da CRB, a loucura significa dar a vida para o outro ao invés de tomá-la para si. “Essa é a loucura de Deus, Ele se entrega e quer apenas que entremos na dinâmica dele”, finaliza.

A Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Marian Ambrosio, encerrou o Seminário de Vida Religiosa com uma mensagem:

“Queridas irmãs, queridos irmãos,
Como foi bom estar aqui nesta montanha, neste mosteiro, neste chão abençoada pelo amor que nos irmana! Como foi bom fazer o exercício de caminhar na mesma direção, mesmo com diferentes expectativas, diferentes percepções das prioridades, diferentes linhas de pensamentos! Foram os olhos de Jesus fixos em nós, que nos colocaram aqui.
Não demos conta de responder a tudo. Isso é ótimo! A vida não é um Seminário. A missão não cabe em um Seminário. Graças a Deus! Agora voltamos para o lugar sagrado das nossas comunidades.
Levem a cada irmã, a cada irmão de sua província o nosso abraço, mas leve também a convocação ao envolvimento, ao compromisso a proposta que aqui aprofundamos. Quem nos acompanhe Maria, mãe amorosa, todas nossas congregações, com todos os seus lindos nomes.
Encerramos o Seminário Nacional para as superioras e superiores maiores; a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo com a palavra final que está aqui na tela: ‘Até que nos encontremos novamente, Deus nos guarde na palma de sua mão’.
Muito obrigada!”