A Arte de Ajudar – Atitudes fundamentais no aconselhamento pastoral.

Um livro para quem lidera equipes ou exerce atividades de guia de outras pessoas

“Este livro é recomendado para gente que acompanha vidas, que é procurada com frequência para dar conselhos e, muitas vezes, não sabe o que fazer ou dizer. Para gente que gosta de ajudar, gente que vive em comunidade, que é educadora, conselheira, ombro amigo, confidente, agente de pastoral ou, até mesmo, um pouco de tudo isso junto”. Com essa breve apresentação, a editora Loyola revela a importância do novo livro do Pe. Alexandre Awi Mello.
“A Arte de Ajudar”, de autoria do Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Alexandre Awi Mello, traz um precioso conteúdo para todos que são e desejam ser educadores e inspirar vidas. Segundo o autor, “o livro recolhe a sabedoria de um grande mestre do acompanhamento espiritual, o Pe. José Kentenich, e a confirma sob a luz da provada experiência de um dos mais conhecidos psicólogos americanos do século XX, Carl Rogers”.
O trabalho, originalmente em alemão, é o resultado de uma profunda pesquisa, apresentada como dissertação de mestrado, na Faculdade de Filosofia e Teologia de Vallendar, Alemanha. Nesta publicação, para o conteúdo ser mais bem aproveitado e entendido por todas as pessoas, a linguagem acadêmica foi adaptada para um tom coloquial, tornando-se muito acessível para todos os leitores.
Na apresentação, Pe. Alexandre explica que “em muitos lugares percebe-se a urgência de que leigos, religiosos e sacerdotes estejam efetivamente capacitados a prestar um melhor serviço de acolhida nas comunidades, colocando-se à disposição para oferecer um valioso e insubstituível ‘serviço de escuta’ ou de acompanhamento, como de fato tem acontecido em muitas paróquias, pastorais e movimentos eclesiais”. Assim, “busca-se de fato iniciar uma discussão metodológica sobre o aconselhamento espiritual no Brasil, ainda carente de estudos e de literatura mais especializada”.
Pe. Alexandre é, há vários anos, assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt e tem experiência no acompanhamento de pessoas. Ele escreve: “Espero que esse livro possa ser um grão de areia na construção dessa tão esperada e necessária arte do acompanhamento espiritual no Brasil”. Todas as pessoas, em especial os formadores e líderes de equipes ou dirigentes de grupos, encontram um grande apoio neste material.
Para adquirir

O livro está disponível para venda online pela editora Loyola (clique) e em breve nos Santuário de Schoenstatt do Brasil. Mais informações com o Shop Aliança, em Atibaia/SP, pelo telefone: (11) 4414-4219.
Clique para folhear o livro (link- http://issuu.com/edicoesloyola/docs/a_arte_de_ajudar_-_atitudes_fundame?e=4326569/32598223
Sobre o produto
Livro: A Arte de ajudar – Atitudes fundamentais no aconselhamento pastoral
Autor: Pe. Alexandre Awi Mello
Editora: Loyola
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 164
*Pe. Alexandre Awi Mello pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Além de Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas). Como teólogo, é doutorando em Mariologia e autor do livro: Ela é minha Mãe. Foi secretário do Papa, então Cardeal Bergoglio, na V Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), em Aparecida/SP (2007), e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro/RJ (2013). Lecionou Teologia na PUCPR e, atualmente, dá aulas em São Paulo/SP no Centro Universitário Salesiano (Unisal) e na Faculdade São Bento.
Texto: Karen Bueno/Ir. M. Nilza P. da Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here