O povo Karipuna luta pela defesa de suas terras na Amazônia

“Imaginem se nosso território fosse ocupado por mineradoras! Nossas terra ficariam expostas demais. Se deixarmos essas empresas entrarem em uma região, criaremos um precedente para que entrem em outras comunidades. Para nós, seria a morte”. São palavras de Simone, que pertence ao povo Karipuna e vive no território indígena do Oiapoque.

Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Simone pertence ao povo Karipuna, que vive nas terras indígenas de Uaçá, Juminã e Galibi, no Oiapoque, Brasil. O território situa-se no extremo norte do estado do Amapá e confina com a Guiana Francesa; ao sul com os municípios de Calçoene, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari; ao oeste, com o município de Laranjal do Jari e, ao leste, é banhado pelo Oceano Atlântico.

Simone conversou com a reportagem do “Voz da Amazônia”, um projeto realizado pela Equipe de comunicação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Repam, em colaboração com o Verbo Filmes, produtora católica vinculada à Congregação dos Missionários do Verbo Divino e ao Instituto Humanitas UNICAP, dos Jesuítas:

“Qualquer empreendimento, qualquer projeto que o governo pretenda desenvolver em nossos territórios indígenas, deve antes nos consultar, deve antes nos ouvir. Esse é o nosso marco”, diz Simone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here