Vaticano convida hindus a se somar em defesa dos mais vulneráveis

Vaticano, 01 Nov. 18 / 12:00 pm (ACI).- O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem de felicitação pela festa hindu Deepavali a ser realizado em 7 de novembro, para desejar que estas celebrações fortaleçam “o espírito de amizade e de fraternidade” e gerem “mais paz e alegria às suas famílias e à comunidade”.

O texto assinado por Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, Secretário do Dicastério, é intitulado “Cristãos e hindus: em defesa dos vulneráveis ​​da sociedade”.

Entre as pessoas vulneráveis ​​mencionadas no documento estão os pobres, os doentes, os idosos, os deficientes, os indigentes, os abandonados, os migrantes; mas também os “marginalizados e excluídos do ponto de vista social, religioso, cultural e linguístico; e as vítimas de abuso e violência, especialmente mulheres e crianças”.

Por este motivo, o texto incentiva hindus e cristãos a se comprometerem “nos esforços para defender, proteger e socorrer estas pessoas” e assumir o dever moral de atender todas as pessoas, criaturas de Deus “com a mesma dignidade e reciprocamente responsáveis”.

Além disso, recorda a condição humana comum e o dever moral para com os demais “para fazer tudo o que for possível para aliviar os seus sofrimentos, defender os seus direitos e a sua dignidade”.

Nesse sentido, “a atenção e a cooperação são necessárias não só para defender o seu lugar legítimo e os direitos dos vulneráveis ​​na sociedade”, mas também para nutrir uma cultura em favor de seus cuidados.

Deste modo, a mensagem do Vaticano pede a todos os níveis da sociedade – especialmente aos líderes políticos e dos governos – a mostrar “um rosto e um coração humano aos vulneráveis ​​da nossa sociedade e para alcançar todos os marginalizados e oprimidos”.

Finalmente, o texto encoraja os crentes a se somarem às pessoas de boa vontade para “realizar esforços coletivos e organizacionais para assegurar um presente alegre e um futuro de esperança aos nossos irmãos e irmãs vulneráveis”.

A festa hindu de Diwali é conhecida como Deepavali, ou seja, festival das luzes. Baseada em uma mitologia antiga que representa a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, do bem sobre o mal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here