Papa: confiança, anúncio e fraternidade para ser missionário

Francisco propôs uma reflexão aos verbitas sobre três palavras: confiança, anúncio e fraternidade. Entre os capitulares, há um brasileiro: Pare Arlindo Dias.

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco concluiu sua série de audiências recebendo os participantes do Capítulo Geral da Sociedade do Verbo Divino, conhecidos como Verbitas.

Em seu discurso, o Pontífice comentou o lema do Capítulo “O amor de Cristo nos impele: enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão”.

Confiança

Com base neste tema, Francisco propôs uma reflexão sobre três palavras: confiança, anúncio e fraternidade.

Na vida de cristãos e consagrados, afirmou o Papa, é essencial saber abandonar-se nas mãos de Deus.

“Não deixemos que entre nós haja medo e fechamento e nem mesmo sejamos nós a colocar obstáculos e empecilhos à ação do Espírito”, disse Francisco, encorajando os verbitas a renovarem a confiança no Senhor e a sair sem temor para anunciar a alegria do Evangelho.

Anúncio

Sobre a segunda palavra, anúncio, o Papa recordou que no coração dos verbitas devem arder como fogo as palavras de São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”.

“Este foi o empenho de tantos missionários e missionárias que os precederam, este é o testemunho que lhes deixaram e o desafio que os aguarda. O mandato missionário não conhece nem confins nem culturas, porque todo o mundo é terra de missão. A vida do missionário é desordenada. Tem somente uma segurança: a oração.”

Fraternidade

A terceira palavra proposta por Francisco é fraternidade. “Quanto é belo ver uma comunidade que caminha unida e onde os seus membros se amam; esta é a maior evangelização.”

Unidos, acrescentou o Papa, será possível enfrentar todas as dificuldades e a tarefa de sair para encontrar os irmãos excluídos da sociedade.

“Também ali vocês são convidados a realizar o espírito das bem-aventuranças através das obras de misericórdia: ouvindo e respondendo ao clamor de quem pede pão e justiça; levando paz e promoção integral a quem busca uma vida mais digna; consolando e oferecendo motivos de esperança às tristezas e aos sofrimentos de tantos homens e mulheres do nosso tempo… Que esta seja a bússola que guia seus passos de irmãos missionários”, disse Francisco, que antes de concluir pediu que os verbitas não esqueçam de dois pontos.

O primeiro diz respeito às raízes, que sejam arraigados às origens para que possam crescer. O segundo parece “lúgubre”, mas não é: cemitérios. “Pensem nos cemitérios de regiões distantes, na Ásia, na África, na Amazônia…quantos de vocês estão ali e na lápide se lê que morreram jovens, porque se lançaram, deram a vida.”

Brasil no Capítulo

O 18º Capítulo Geral da Congregação do Verbo Divino teve início em dia 17 de junho e se encerra no dia 14 de julho, na localidade de Nemi, perto de Roma.

São 151 participantes dos cinco continentes, superiores e delegados de 58 Províncias, Regiões e Missões, representando mais de 6.000 missionários do Verbo Divino, que trabalham em 84 países.

O Conselheiro Geral da Congregação é o missionário brasileiro Padre Arlindo Dias, que falou da expectativa dos participantes do Capítulo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here